Yoga Class
pd_tao.jpg

PAULA DUARTE

Studio Manager / Senior Yoga Instructor

Começou como yogi desatenta e irregular, e a dez anos de prática como aluna somam-se quinze a ensinar. Passou por vários métodos, vários professores, tornou-se auto-didacta apaixonada. Aproveitou as suas próprias dúvidas, as suas próprias quedas e dores para construir um método informal, inclusivo e amoroso onde há lugar para todos provarem desta semente de Consciência e Liberdade. Foge da linha, do suposto e do obrigatório. 
No tapete “desperta” das distrações. Acredita que o Yoga tem uma visão muito especial sobre o ser humano e sobre o seu papel na ordem das coisas, que inclui um caminho prático para o crescimento pessoal. Um caminho que conduz o ser humano à compreensão de si mesmo.
A sua proposta nas aulas, como na vida, convida a um olhar atento e indagador sobre si mesmo. 
Paula Duarte é fundadora e diretora do Tao Centro de Yoga e Bem-Estar, onde é instrutora de Yoga e terapeuta desde 2005, vocação que surgiu após cerca de uma década de jornalismo.

anaba_tao.png

ANA BAPTISTA

Senior Yoga Instructor

Iniciei a minha busca pela tranquilidade e paz de espírito para lidar com o stress do meu trabalho diário. Comecei por fazer meditação e durante dois anos li imensos livros ligados ao mindfullness, meditação e desenvolvimento pessoal. Em determinada altura esta prática auto-didacta deixou de ser suficiente e foi quando procurei a minha primeira aula de Yoga. Foi em 2015 que iniciei a prática de Yoga e me apaixonei de imediato por esta prática ancestral. Comecei por fazer aulas de Hatha Yoga e ler vários livros sobre a história e Filosofia do Yoga. Com a prática constante cada vez sentia mais necessidade de integrar o Yoga na minha vida e aprender mais. Fui me tornando cada vez mais sedenta de informação e quando dei por mim a vontade de tirar a formação de professores já se tinha instalado. Foi em 2017 que viajei rumo à Índia para lá viver a aventura da minha vida e me tornar Professora de Yoga. Não o fiz com o intuito de me tornar professora mas quando regressei a vida encaminhou-me nesse sentido. As minhas primeiras 200h foram numa formação Multiestilos e foi a melhor coisa que me podia ter acontecido. Tive contacto com várias perspectivas do Yoga e consegui por isso perceber quais delas me faziam vibrar. Explorei ainda o meu lado mais sensorial e energético e fiz formação em Reiki, nível 1 e 2. 
Ensinei durante 3 anos até a maternidade me trazer uma nova consciência e realidade. Grávida de 17 semanas ingressei numa nova formação desta vez 50h de Yoga para grupos específicos: grávidas, crianças, famílias e idosos. Após um período em que me dediquei mais a este novo papel de mãe senti a necessidade de me voltar a centrar e focar no Yoga. Comecei por fazer pequenos workshops até resolver repetir as 200h agora mais direccionadas para os estilos Vinyasa, Power Vinyasa e Ashtanga Vinyasa. O amor pelo Ashtanga era antigo e a vontade de implementar uma aula nesse estilo obrigavam a que voltasse a estudar. Assim fiz! Terminadas as 200h e mantendo esta vontade de saber sempre mais inscrevi-me nas 300h e aqui estou eu ainda professora de Yoga para sempre estudante de Yoga!

sol_tao.jpg

SOLANGE LIMA

Yoga Instructor

Com artigos científicos publicados e participação em conferências na área da Psicologia. Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses desde 2010.
Formadora Certificada (CCP) com mais de 500horas de formação dada em diversas áreas da Psicologia e Formação de Formadores; Mediadora Certificada EFA (Educação e Formação de Adultos).
Desenvolve desde 2012 o Projeto 7Sentidosx7Artes, na sequência do Curso de Doutoramento em Psicologia, onde tenta articular técnicas e metodologias da dança, do yoga /meditação e das artes, com o objetivo de explorar o movimento interno único de cada participante e de criar momentos e estados de consciência (do corpo e das emoções) puros, de modo a contribuir para o desenvolvimento pessoal e coletivo.
Praticante regular de aulas e estudante de Yoga desde 2001; Prática clínica com utilização de técnicas de yoga (pranayama, meditação, mindfulness, etc.) como recurso terapêutico desde 2008; Professora de Yoga e dinamizadora de cursos, palestras e workshops de Yoga desde 2015.
Dinamizadora de palestras e workshops sobre Ayurveda com artigo publicado na revista Reiki&Yoga Portugal, sobre Yoga e Ayurveda.
Entre a Psicologia, Yoga e Ayurveda, a Dança/Expressão e Movimento Corporal e as Artes em geral, e mantendo uma visão e compreensão integral e holística do Ser Humano, associa diferentes técnicas terapêuticas com o propósito de cura, autoconhecimento, consciência, desenvolvimento pessoal, mas também de maturação cognitiva, emocional e espiritual.

andreia_tao.jpeg

ANDREIA ALVES

Yoga Instructor

Completei o curso de Arquitetura na FAUP e várias formações em Design de Interiores. A sentir que trilhava um caminho que não era para mim, precisei de me perder para me encontrar. Deixei o meu estágio profissional e parti para a China, onde vivi durante alguns meses. Nessa altura, a prática de Yoga assumia já uma especial importância na minha vida. Viajei até à Índia, onde obtive a certificação de instrutora de Yoga e se intensificou a paixão pela partilha de conhecimento nesta área. No meu percurso, cruzei vários estilos e professores, o que me permitiu crescer muito enquanto aluna e professora. Acredito que o Yoga me trouxe de volta a mim mesma e me fez ganhar uma maior consciência sobre o meu corpo e tudo o que me rodeia. 
O desenho, a ilustração, a vontade de criar e de me expressar através das artes sempre fizeram parte de mim. A inspiração dos meus trabalhos advém sobretudo da natureza, de elementos orgânicos e da sua simbologia. A minha ligação ao mundo do Yoga está sempre presente e traduz-se subtilmente pela recorrente celebração do corpo feminino, do movimento e por uma visão holística do ser humano e da vida.
Tem sido muito gratificante poder abraçar todas estas vertentes, viver na minha essência, e, dessa forma, conectar-me a todos.

lucinda_tao

LUCINDA JORDÃO

Yoga Instructor

Mulher, Mãe e Avó, Assistente Social, Professora de Yoga e Mindfulness Teacher em formação, em constante descoberta, aprendizagem e partilha.
Licenciada em Serviço Social, tem desempenhado funções técnicas e dirigentes no Município da Figueira da Foz, desde 1980, estruturando e desenvolvendo a intervenção municipal nas áreas da Habitação Social, Educação, Ação Social, Saúde, Juventude e Desporto, dinamizando e participando em projetos inovadores a nível nacional e local.
Tendo praticado Yoga na sua juventude, apenas durante alguns meses, com Maria Helena Freitas Branco, que já tinha sido sua professora de ballet, o encontro com a Paula Duarte e o Centro Tao, com quem iniciou uma prática mais regular desde 2008, foi determinante no seu percurso de vida e permitiu uma extensa e consistente aprendizagem e a descoberta do yoga como prática de autoconhecimento, de consciência e liberdade. Praticante de yoga há mais de 12 anos, a necessidade de aprofundar a prática pessoal foi motivando a frequência de diversas formações e a procura de formação qualificada, frequentando o Curso de Formação em Yoga - Alliance UK e BmQ 2017, em Portugal, orientado por Marco Peralta e professores convidados, certificado pela Yoga Alliance Professionals.
A diversidade de experiência(s) de vida, pessoal, académica e profissional tem permitido “olhar” a realidade com diferentes sensibilidades, embora com o fio condutor comum: o equilíbrio, o bem-estar físico, mental, emocional e espiritual, como um processo pessoal, mas também como um processo coletivo e solidário, responsabilidade de cada pessoa e de toda a sociedade. 
Naturalmente, somos moldados pelos papéis que desempenhamos na nossa vida, mas nós somos a nossa essência. E só permitindo que a nossa essência se manifeste é possível sermos livres e encontrarmos o equilíbrio, em sintonia com o Universo.

chikung_tao_edited.jpg

HUGO SERRÃO

Chi Kung Instructor

Hugo Serrão, desde muito cedo revelou gosto e aptidão para o desporto e para as artes. As artes da saúde começaram a entrar na sua vida, com a prática de Yoga, Meditação, Reiki e com a participação em diversos workshops e retiros. Tem formação de Chi Kung (Qi Gong), ministrada segundo a linhagem Tradicional de Luohan Chi Kung, que é parte integrante do sistema Choy Lee Fut com orientação técnica do Mestre Internacional de 6ª Geração de Chi Kung Nelson Barroso. Esta prática foi e tem sido uma enorme aprendizagem, contribuindo fortemente para maior consciência e equilíbrio na sua vida em busca de um bem-estar físico, mental, emocional e espiritual.

Também é exímio executante de Handpan, apresentando regularmente no Tao e noutros locais concertos meditativos.
Facebook: hugoserraochikung
Instagram: hugoserraochikung